UpGestão Blog para o seu negócio

Fiscal SPED Fiscal Sintegra CFOP CSOSN
Postado em :
5 de nov de 2019
Sua empresa já está utilizando NF-e? Entendas os benefícios e vantagens

Sua empresa já está utilizando NF-e? Entendas os benefícios e vantagens

Neste artigo vamos abordar o que NF-e, quais empresas são obrigadas, quais são os benefícios, e se mesmo assim você ainda tiver dúvidas, estaremos aqui para ajudar a sua empresa.

O que é Nota Fiscal Eletrônica NF-e?

Apesar de ser um tema bem comum aos empresários, não custa nada explicar que a Nota Fiscal Eletrônica é um documento digital, emitido e armazenado eletronicamente, com intuito de documentar, para fins fiscais uma operação de mercadorias ou uma prestação de serviços. Ela vale como uma garantia jurídica porque tem uma assinatura digital do remetente e a autorização de uso fornecida pelo Fisco. A NF-e substitui a nota fiscal manual modelo 1/1A, que é utilizada, em regra, para documentar transações comerciais entre pessoas jurídicas. Ela também pode ser utilizada na Nota Fiscal de Produtor, modelo 4. Ainda não se destina a substituir os outros modelos de documentos fiscais existentes na legislação como, por exemplo, a Nota Fiscal ao Consumidor (modelo 2) ou o Cupom Fiscal, para isto existe a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Quais as Vantagens da NF-e?

A Nota Fiscal Eletrônica proporciona benefícios a todos os envolvidos em uma transação comercial.
1. Para os emitentes da Nota Fiscal Eletrônica (vendedores) podemos citar os seguintes benefícios:

  • Redução de custos de impressão do documento fiscal, uma vez que o documento é emitido eletronicamente. O modelo da NF-e contempla a impressão de um documento em papel, chamado de Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE), cuja função é acompanhar o trânsito das mercadorias ou facilitar a consulta da respectiva NF-e na internet.
  • Redução de custos de armazenagem de documentos fiscais. Atualmente os documentos fiscais em papel devem ser guardados pelos contribuintes, para apresentação ao Fisco pelo prazo decadencial. A redução de custos abrange não apenas o espaço físico necessário para a guarda de documentos fiscais, como também em toda a logística que se faz necessária para sua recuperação.
  • Simplificação de obrigações assessórias. Inicialmente a NF-e prevê dispensa de Autorização de Impressão de Documentos Fiscais – AIDF. No futuro a SEFAZ prevê outras obrigações assessórias que poderão ser simplificadas ou eliminadas com a adoção da NF-e;
  • Redução de tempo de parada de caminhões em Postos Fiscais de Fronteira. Com a NF-e, os processos de fiscalização realizados nos postos fiscais de fiscalização de mercadorias em trânsito serão simplificados, reduzindo o tempo de parada dos veículos de cargas nestas unidades de fiscalização;
  • Incentivo ao uso de tecnologia para aumentar o relacionamento eletrônico com clientes (B2B e B2C).

2. Para as empresas destinatárias de Notas Fiscais (compradoras), podemos citar os seguintes benefícios:

  • Eliminação de digitação de notas fiscais na recepção de mercadorias, uma vez que poderá adaptar seus sistemas para importar as informações, já digitais, do documento eletrônico recebido. Isso pode representar redução de custos de mão-de-obra para efetuar a digitação, bem como a redução de possíveis erros de digitação de informações;
  • Planejamento de logística de recepção de mercadorias pelo conhecimento antecipado da informação da NF-e, pois a previsibilidade das mercadorias a caminho permite a prévia conferência da Nota Fiscal com o pedido, quantidade e preço, permitindo, além de outros benefícios, o uso racional de docas e áreas de estacionamento para caminhões;

3. Benefícios para a Sociedade:

  • Redução do consumo de papel, com impacto positivo em termos sustentáveis, menos papel emitido, menos árvores são cortadas;
  • Incentivo ao comércio eletrônico e ao uso de novas tecnologias;
  • Padronização dos relacionamentos eletrônicos entre empresas;
  • Uso de aplicativos em celulares para facilitar as compras;
  • Surgimento de oportunidades de negócios e empregos na prestação de serviços ligados a NF-e;

4. Benefícios para os Contabilistas:

  • Facilitação e simplificação da EFD – Escrituração Fiscal Digital (SPED Fiscal ou SPED Contábil);
  • Gerenciamento Eletrônico de Documentos: o que permite a otimização dos processos de organização, guarda e gerenciamento de documentos eletrônicos, facilitando a recuperação e intercâmbio das informações;
  • Oportunidades de serviços e consultoria ligados à NF-e.

5. Benefícios para o Fisco:

Quem é obrigado a emitir a NF-e 4.0?

A título de regra, todas as empresas que já estão obrigadas a emitir a NF-e na versão 3.10, automaticamente estarão obrigadas a emissão da NF-e 4.0 a partir de 02 de Julho de 2018, conforme as obrigatoriedades previstas no Protocolo ICMS 10/2007, que aplicam-se aos contribuintes que exercem efetivamente as atividades econômicas relacionadas no respectivo Protocolo, referente as etapas ocorridas nos anos de 2008 e 2009.
As obrigatoriedades previstas no Protocolo ICMS 42/2009 aplicam-se aos contribuintes enquadrados nos códigos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, descritos no respectivo Protocolo, referente as etapas ocorridas em 2010 e prorrogações. Deve-se considerar o código do CNAE principal do contribuinte, bem como os secundários, conforme conste ou, por exercer a atividade, deva constar em seus atos constitutivos ou em seus cadastros, junto ao Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) da Receita Federal do Brasil (RFB) e no cadastro de contribuinte do ICMS dos Fiscos Estaduais.

Sobre a NF-e 4.0

Já explicamos para você o que é NF-e, quais são suas vantagens e quem é obrigado a utiliza-la. Também já falamos aqui no nosso blog sobre o que muda com a NF-e 4.0 e por isso, é importante você ficar atento aos prazos, pois a partir do dia 02/07/2018, você obrigatoriamente terá que emitir suas notas eletrônicas utilizando o NF-e 4.0.
Agora e você, como tem feito a gestão do seu negócio e emitido suas Notas Fiscais Eletrônicas? Atente-se ao seu sistema, certifique-se de que todas as mudanças necessárias já foram realizadas, este processo pode ser burocrático e se não atender dentro do prazo, poderá trazer transtornos e enormes prejuízos a sua empresa.

Quando se trata de gestão empresarial, é sempre importante você pensar nas questões além da emissão de notas, tem que pensar em um sistema que te ajuda nas partes fiscais, tributárias, de pagamentos a fornecedores, recebimentos de clientes, entre outras. O fato é que, são tantas coisas que você tem que se preocupar que por muitas vezes acaba por deixar de focar em seu próprio negócio, tirando sua atenção a estas obrigações Federais, Estaduais e Municipais.

Se você busca um sistema online que facilite todas estas tarefas, não deixe de conhecer o UpGestão, um sistema simples e intuitivo, que já está totalmente adaptado à emissão da Nota Fiscal 4.0. Com ele você vai além, imagine conseguir em uma única tela ter toda visão de seu negócio através de indicadores de faturamento, do melhor vendedor, do que você precisa mudar na sua estratégia ou então, em 3 passos emitir suas notas fiscais.

Hoje a tecnologia está aí para facilitar e te ajudar a tomar as decisões certas, com isso, e aproveitando disto, te convidamos a experimentar UpGestão por 7 dias grátis. Com ele você pode acessar a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, e tem todo controle da sua empresa de maneira fácil, e o melhor de tudo é que já estamos prontos para a emissão da NF-e 4.0. Clique no botão abaixo e experimente agora mesmo e, se mesmo assim você ainda tiver alguma dúvida, estamos aqui para ajudar você e a sua empresa a gerenciar melhor seu negócio.

Começe já a utilizar o UpGestão

Um bom Sistema de Gestão Online otimiza sua rotina de administrador, permite que você tenha uma visão ampla dos processos da empresa, além de trazer recursos para que você tome suas decisões da forma mais estratégica e inteligente possível.

Experimente Gratis
.