ERP Problemas Oportunidades Análise

Saiba como transformar um problema em oportunidade

Postado por Vinicius Moura em 11 de fev de 2020

Saiba como transformar um problema em oportunidade

Há quem diga que a diferença entre problemas e oportunidades é a ótica de quem vê. Transformar situações aparentemente negativas em possibilidades de crescimento e aprendizado pode até parecer um dom, mas é, na verdade, um hábito que pode ser desenvolvido e aplicado nas mais diferentes esferas da vida.

Otimista, pessimista ou realista 

A clássica pergunta sobre o copo meio cheio ou meio vazio facilmente classifica a sociedade em dois tipos de pessoas: otimistas ou pessimistas. A questão é que nem tudo se encaixa em um contexto assim tão simples. O objetivo aqui não é entrar nessa classificação de 8 ou 80, mas buscar ser o mais realista e consciente possível. 

Ainda nessa analogia com copos, o que acontece é que, na maioria das vezes, fazemos dos nossos problemas uma verdadeira tempestade em copo d’água. A nossa capacidade de análise fica prejudicada por fatores que influenciam no nosso julgamento sobre a realidade e por vezes a enxergamos de maneira distorcida. 

Quantas vezes você não se deparou com situações que pareciam muito complicadas e que, no final das contas, tudo se resolveu de maneira simples? Quem nunca se preocupou em demasiado para só depois ver que aquilo que te tirava tanto o sono nem era tão ruim assim? 

Uma boa parte das nossas angústias está em vivermos excessivamente repetindo experiências e traumas do passado ou nos preocupando ansiosamente com o que futuro. Sim, o segredo está em viver o presente, um dia de cada vez.  
 

O exercício de pensar 

Para exercitar essa habilidade um hábito fundamental é a auto análise. Refletir sobre as situações que nos causam desconforto nos permite mudar a ótica no momento presente, sem precisar esperar que o futuro aconteça para nos provar que estávamos, mais uma vez, nos preocupando em demasiado. 

Algumas reflexões práticas te ajudarão nessa jornada. Em situações críticas, experimente se perguntar: 
  

- Que parte da situação você pode controlar, modificar ou resolver?  - Isso te dará senso da sua real parcela de responsabilidade e te ajudará a liberar o controle sobre as coisas que não dependem de você. 

- Quanto você está contribuindo para manter essa situação?  - Por vezes olhamos os problemas culpando e reclamando de fatores e pessoas externas, mas você mesma pode estar se prejudicando no processo. 

- Vai deixar que essa situação afete todas as áreas da sua vida? - Basta que um pequeno deslize aconteça para dar início a um grande desabamento. Evite espalhar o mal-estar causado. 

- Isso tem que durar para sempre? - Pense no que você pode fazer para limitar a duração do problema, encontre soluções e coloque-as em prática. 

 

A partir do exercício simples de se questionar sobre essas situações é possível treinar a sua consciência para colocar as coisas no seu devido lugar. Não que os seus problemas não sejam reais, graves ou realmente preocupantes. Nada disso. O objetivo aqui é apenas que você tenha consciência sobre eles, sobre o peso de cada um, sobre as possibilidades de resolução. 

Precisa de um sistema que lhe auxilie na gestão administrativa, fiscal e financeira de sua empresa? Experimente o UpGestão e descubra a gama de possibilidades que ele pode lhe oferecer de acordo com a necessidade de sua empresa. 

Começe já a utilizar o UpGestão

Um bom Sistema de Gestão Online otimiza sua rotina de administrador, permite que você tenha uma visão ampla dos processos da empresa, além de trazer recursos para que você tome suas decisões da forma mais estratégica e inteligente possível.

Experimente Gratis
.