Fiscal Contrato SPED Fiscal Sintegra

Saiba como fazer um bom contrato!

Postado por Vinicius Moura em 6 de nov de 2019

Saiba como fazer um bom contrato!

Redigir um contrato definitivamente está longe de ser uma das atividades mais fáceis. É preciso lidar com termos técnicos do Direito, e caso você deixe escapar algum detalhe poderá ter dores de cabeça mais tarde.

Algumas falhas nesses documentos, como informações ambíguas e a presença de condições não esclarecidas no acordo, podem levar a processos judiciais, dependendo da situação.

Ninguém quer isso, concorda? Para ajudá-lo nessa tarefa, elencamos neste post as principais dicas de como fazer um bom contrato. Confira!

Negocie previamente

Antes de começar a redigir o acordo, faça uma negociação prévia com a outra parte. Esse é um momento que você pode aproveitar para expor seu posicionamento, estabelecer as condições de forma clara e esclarecer as dúvidas.

Personalize o contrato

Negociar o acordo pode parecer perda de tempo, mas evita problemas. Muita gente usa modelos prontos, faz uma reunião rápida e depois assina o documento. Porém, isso foi feito sem ler e procurar orientação, o que, mais tarde, pode gerar disputas judiciais.

Uma estratégia que evita esse tipo de transtorno é a elaboração de um acordo personalizado. Redija-o baseado no que foi combinado na negociação e nos termos da lei. Estipule os direitos e deveres das partes.

Seja claro

Escreva as cláusulas de forma simples e objetiva, com frases curtas e palavras do nosso cotidiano. Seja didático para que o leitor compreenda facilmente o conteúdo. Isso evita que se abram brechas na interpretação ou alguma informação seja esquecida.

Identifique os elementos e objetivos

Não deixe de identificar os dados dos contratados. Coloque os nomes completos das partes interessadas, RG, CPF ou CNPJ, e o endereço de cada um. Se faltar um dos elementos, ficará mais difícil encontrar as partes envolvidas, em caso de judicialização.

Verifique se os envolvidos podem estabelecer um acordo. Pessoas físicas com pelo menos 18 anos têm esse poder. Já no caso de pessoas jurídicas, é preciso saber se o indivíduo tem legitimidade para fazer acordos pela empresa.

Por fim, deve ser colocado o objetivo. O que será contratado? É um contrato de trabalho, de prestação de serviços ou de locação? Deixe isso claro.

Estipule prazos, valores e garantias

Defina os valores envolvidos, a forma e local de pagamento. Ainda, é importante colocar as multas em caso de atraso ou em rescisão antecipada.

Descreva, também, por quanto tempo é válido o acordo e quais são as garantias que as partes possuem. Elas são importantes para assegurar o cumprimento do que foi combinado. Então, preste muita atenção neste tópico de como fazer um bom contrato.

Busque esclarecimento jurídico

Procurar um advogado é uma das dicas mais importantes em como fazer um bom contrato. O profissional vai ajudar a diminuir o risco de erros na elaboração do documento e garantirá que ele seja feito sem nulidades e seguindo a lei.

Dicas para a gestão de contratos

Em primeiro lugar, conheça as necessidades do seu negócio e saiba o que é contratado. Para prestação de serviços por recorrência por exemplo, é muito importante ter estes documentos bem definidos e anexo àquela cobrança ao cliente. Assim você evita qualquer transtorno no futuro.

Garanta, também, que as vias sejam assinadas por todos os interessados e contenham as atividades, direitos e obrigações dos dois lados. Monitore os documentos e atente-se aos prazos de pagamento.

São inúmeros pormenores que merecem atenção, incluindo detalhes operacionais. Por isso, é fundamental automatizar a administração da sua empresa. Ela ajuda a controlar processos, a gerir o orçamento e outras funcionalidades que vão fazer você economizar tempo nessas tarefas e poder dedicar-se mais ao seu empreendimento.

O que achou das dicas de como fazer um bom contrato? Com o UpGestão, você anexa contratos às cobranças por recorrência e tem automação de todo o processo de emissão de boletos, compensação automática e emissão de Notas Fiscais de Serviços (NFSe). Experimente gratuitamente por 7 dias!

Se gostou, deixe o seu comentário no post! Coloque as suas dúvidas ou compartilhe com a gente as suas ideias.

Começe já a utilizar o UpGestão

Um bom Sistema de Gestão Online otimiza sua rotina de administrador, permite que você tenha uma visão ampla dos processos da empresa, além de trazer recursos para que você tome suas decisões da forma mais estratégica e inteligente possível.

Experimente Gratis
.