Vários empresários vêm tendo dores de cabeça para emitir notas fiscais pelo portal da Prefeitura. A demora na página e a falta de eficiência causam muitos tipos de problemas, entre eles financeiros e administrativos. Todo esse cenário faz com que as empresas reduzam a sua produtividade e, consequentemente, fiquem menos competitivas no mercado.

Neste post, explicaremos quais são as desvantagens de gerar esses documentos pelo site da Prefeitura e as vantagens de contar com um sistema de gestão que faça esse tipo de serviço. Vamos lá?

Desvantagens de emitir notas pelo portal da Prefeitura

A maior parte dos pontos negativos de fazer esse procedimento está relacionada ao gasto maior de tempo na realização da tarefa e a falta de praticidade para administrar os comprovantes. Veja abaixo algumas desvantagens de lançar os documentos nessas páginas.

Dificuldades na administração

Esse fato acontece porque as notas emitidas nos portais das Prefeituras não têm ligação direta com o sistema de gestão dos empreendimentos.

Para piorar, ainda não há como medir o consumo do cliente. Por causa disso, não é possível realizar a análise de resultados do negócio e fica difícil saber as receitas que se originam de vendas aos consumidores, que, muitas das vezes, são a principal fonte de renda da empresa. Isso ocasiona, portanto, dificuldades na administração das finanças de um negócio.

Demora no preenchimento

Caso decida emitir cupons pelo site da Prefeitura, vá se preparando, pois existem muitos campos que precisam ser preenchidos antes de lançar uma nota. Isso fará com que você gaste mais tempo para emiti-la, o que pode atrasar outras tarefas cotidianas do negócio e reduzir a produtividade da sua empresa.

Ausência do certificado A3

Agora você deve estar se perguntando: o que significa esse certificado A3? Trata-se de um certificado digital — documento que permite a identificação da sua empresa para outra pessoa por meio de um arquivo digital —, que pode ser armazenado em um token ou em um smart card.

Eles são responsáveis por gerar e armazenar as chaves criptográficas que vão compor os certificados digitais, o que aumenta a segurança dos seus dados.

Vantagens de contar com um sistema de gestão de notas fiscais

Os sistemas de gestão que contam com emissão de NFSe (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) e NFe (Nota Fiscal Eletrônica) oferecem várias praticidades às empresas. Grande parte delas se relacionam com a rapidez no lançamento dos cupons e na otimização de vários pontos de um negócio. Veja abaixo os pontos positivos dos sistemas de gestão de documentos fiscais.

Agilidade no lançamento

Como todas as atividades da empresa — gastos com impostos e fornecedores, ganhos com vendas, etc. — são reunidas nos softwares, o lançamento das notas e o envio delas aos clientes se tornam mais rápidos nos sistemas de gestão com emissão de notas.

Facilidade na administração

Devido ao fácil e rápido conhecimento das áreas da empresa, o gestor pode verificar as estratégias que estão dando certo ou não para aumentar os lucros e definir ou mudar os planos com a finalidade de obter receitas recorrentes ao seu negócio, afinal de contas, quem não quer ter um ganho certo no fim do mês? Sem dúvida alguma, as vendas recorrentes são um dos principais segredos dos empreendimentos de sucesso.

Os sistemas de gestão com emissão de notas têm, portanto, diversos benefícios que facilitam a administração do cotidiano da empresa e contribuem para o aumento da produtividade dos negócios. Dessa forma, você não precisa se preocupar tanto com questões burocráticas e terá mais tempo para se dedicar às principais tarefas do seu empreendimento.

O que você achou das vantagens de emitir notas por meio de um sistema informatizado? Gostou delas? Experimente, gratuitamente, por 15 dias, o nosso software de gestão. Ele aceita certificados digitais A1 e A3, o que garante mais segurança aos dados do seu negócio.

Experimente Grátis UpGestão