Muitas organizações temem projetos de transformação financeira, e a confusão de descobrir exatamente por onde começar muitas vezes levam os empresários a desistirem antes mesmo de começarem. Essas quatro dicas ajudarão a determinar os passos iniciais, enquanto evitam possíveis armadilhas ao longo do caminho:

  1. Padronize e agilize processos. Comece com o fruto mais fácil. Considere quais processos manuais são mais arriscados, também aqueles que você pode ajustar rapidamente para uma melhoria instantânea.
  2. Concilie transações financeiras. A conciliação é o ato de fazer apurar as transações lançadas no sistema e corresponde-las às transações financeiras existentes nos extratos bancários e de recebimentos por cartões. Tenha cuidado com soluções personalizadas que exigem desenvolvimento caro. Procure um que possa gerenciar grandes volumes de dados e, ao mesmo tempo, oferecer flexibilidade imediata para atender aos seus requisitos exclusivos. Por isso a importância de validar continuamente os saldos ativos, automatizar esses processos podem garantir que suas regras e controles seja suficiente satisfeitos.
  3. Aprimore os controles. Pare de usar planilhas. Elas não podem fornecer a eficiência, o controle e a visibilidade necessária para o gerenciamento moderno de tarefas. Elas não foram construídas para isso.
  4. Integre seus sistemas. Procure aprimorar, e substituir, seus sistemas existentes, concentrar todos em um único repositório para ter uma visão rápida para tomadas de decisões dos seus negócios. Os aplicativos em nuvem além de serem um bom investimento, também ajudarão equipes de finanças e contabilidade a usar sua tecnologia sem a necessidade de uma dispendiosa intervenção da área de TI.

A hora é agora

Os níveis dispendidos com as equipes de contabilidade e financeira são caros e afetam o desempenho e crescimento dos negócios. É hora de reverter esses números através de uma automação financeira eficiente. É hora de elevar o papel das finanças para estabelecer confiança nos processos contábeis e insights sobre suas operações. É hora de dar aos seus contadores a garantia de que eles são importantes para a organização. É hora de libertar seus contadores para se tornarem verdadeiramente excepcionais, leia mais sobre este tema em nosso artigo anterior .

O UpGestão é um Software Online que permite seus contadores fazerem a gestão necessária de sua empresa, oportunizando automação e direcionamento no empreendimento para decisões mais assertivas.

Experimente grátis o UpGestão por 7 dias, e confira, na prática, como podemos ajudar a sua empresa na automação financeira.

Experimente Grátis UpGestão