Fiscal Documento fiscal NFC-e Impostos

Novidades no varejo da Bahia: Seu comércio já emite NFC-e?

Postado por Vinicius Moura em 26 de nov de 2019

Novidades no varejo da Bahia: Seu comércio já emite NFC-e?

Em muitos estados, o novo modelo do cupom fiscal já está em regimento. Saber sobre seus benefícios e o prazo de obrigatoriedade pode ser o diferencial entre você e seus concorrentes

NFC-e ou Nota Fiscal Eletrônica para o Consumidor Final é um documento que veio para revolucionar o varejo no Brasil. Todos saem beneficiados, desde o consumidor com a segurança do documento até o Fisco com o aprimoramento do controle fiscal, passando por benefícios que favorecem os varejistas como a redução dos custos das obrigações tributárias. 

E quando serei obrigado a fazer a mudança para o Cupom Fiscal?

No caso, se você é da Bahia e não é MEI, sinto lhe dizer que está atrasado. Desde 1º de março de 2018, todos os estabelecimentos de contribuintes que apuram o ICMS pelo regime Conta-corrente Fiscal, conforme determina o Decreto nº 17.988 de 26 de outubro de 2017 passaram a ser obrigados a emitir NFC-e. Para as demais empresas, o uso da NFC-e passou a ser obrigado em 1 de janeiro de 2019. Não perca tempo e faça a mudança!

Acabei de abrir uma empresa. Sou obrigado a emitir NFC-e?

Se você não se encaixa como microempreendedor individual, sim. Todos os novos estabelecimentos inscritos a partir 22 de agosto de 2017, independente da forma de apuração do imposto, estão obrigados a iniciar as atividades emitindo NFC-e.

A Sefaz irá me disponibilizar um emissor gratuito?

Não. Fica sob a responsabilidade da empresa ou empreendedor escolher e arrumar uma ferramenta para a emissão do cupom fiscal. Da mesma forma que a gestão dos cupons é de responsabilidade do emissor. Também fica sob a responsabilidade do emissor a compra do certificado digital, podendo ser utilizado tanto o modelo A1 quanto o modelo A3. Caso já possua um certificado para a emissão de outras notas, poderá utilizá-lo.

E quais são as vantagens de ser utilizar este novo modelo?

Elas são resumidas em 10 vantagens:
- Dispensa de homologação pelo Fisco do programa emissor;
- Não há necessidade de autorização prévia do equipamento a ser utilizado;
- Uso de qualquer impressora para a emissão do cupom, tanto fiscal quanto a comum;
- Dispensa da impressão de Redução Z, Leitura X, Impressora Lacrada, etc...
- Dispensa da figura do interventor técnico;
- Uso de papel não certificado, com menor requisito de tempo de guarda;
- Transmissão em tempo real ou online da NFC-e;
- Possibilidade de redução significativa dos gastos com papel;
- Possibilidade de uso de novas tecnologias;
- Flexibilidade do Ponto de vendas (Caixa).

Ainda não vi vantagens...

Então deixa eu te ajudar! Com um bom sistema de gestão online, você pode emitir o cupom fiscal e enviar para o email ou celular do seu cliente. Caso tenha mais de um ponto de vendas, você pode utilizar o UpGestão para emitir o cupom online, sem a necessidade de instalar um programa em seu computador. Isto faz com que não seja necessário uma máquina de última geração, apenas uma boa internet. 

Faça o teste grátis do UpGestão e veja o quanto seus custos diminuirão, garantindo também uma melhor gestão financeirafiscal e administrativa. Entre em contato com um de nossos consultores e ganhe uma consultoria do sistema. Não perca tempo!

Começe já a utilizar o UpGestão

Um bom Sistema de Gestão Online otimiza sua rotina de administrador, permite que você tenha uma visão ampla dos processos da empresa, além de trazer recursos para que você tome suas decisões da forma mais estratégica e inteligente possível.

Experimente Gratis
.