Hoje, dia 25 de maio, é comemorado nacionalmente o dia da Indústria. Dessa forma, vamos falar um pouco deste setor secundário, que hoje é o principal gerador do PIB brasileiro, contribui para o desenvolvimento do nosso país e se concentra em sua maioria na região Sudeste.
As indústrias começaram a surgir com a revolução industrial, que ocorreu entre 1820 e 1840, onde houve a transição de métodos de produção artesanais para produção através de máquinas, a fabricação de novos produtos químicos, novos processos de produção de ferro, maior eficiência na utilização da energia da água, o uso crescente da energia a vapor e o desenvolvimento das máquinas-ferramentas, além da substituição da madeira e de outros biocombustíveis pelo carvão. A revolução teve início na Inglaterra e em poucas décadas espalhou-se pela Europa e Estados Unidos.
Atualmente existem diversas indústrias e elas são divididas em categorias, as principais são:

  • Indústria de bens de produção ou de base: São aquelas que transformam a matéria-prima bruta em matéria-prima para outras indústrias, por exemplo, as indústrias siderúrgicas, que transformam o minério de ferro em aço, que será utilizado para outras produções.
  • Indústrias de bens de capital ou bens intermediários: Estas produzem máquinas, ferramentas e instrumentos para que outras indústrias utilizem.
  • Indústrias de bens de consumo: São aquelas que produzem mercadorias para o consumo final da população.

Quais são os 6 grandes desafios da Indústria hoje em dia, quando falamos de gestão?

  • Planejar compras e gerir estoque;
  • Definir preços de venda;
  • Gerenciar o que chamamos de “chão de fábrica”;
  • Conseguir entregar dentro dos prazos estipulados;
  • Garantir a qualidade dos seus processos e produtos;
  • Rastrear as origens de cada produto.

Cada vez mais as indústrias precisam pensar em um software de Gestão para superar esses desafios, pois este proporciona que tenham controle sobre seus negócios, compreendam a saúde financeira das empresas e conheçam com detalhes sua produção, realizando com sucesso a Gestão de Estoque, compras, vendas, entre outras.
Contudo, não falaremos somente das dificuldades, mas queremos também mostrar que o setor está muito otimista. Por isso, a partir do Mapa Estratégico da Indústria realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), resolvemos criar este infográfico para que você possa conhecer o que será tendência nos próximos anos. Confira abaixo:
Infográfico sobre as Tendências Mundiais para a Indústria nos próximos anos

Experimente Grátis UpGestão