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Ideal Customer Profile: 5 dicas para definir o Público Ideal

Postado por Vinicius Moura em 1 de nov de 2019

Ideal Customer Profile: 5 dicas para definir o Público Ideal

Saiba como identificar e alcançar seu público ideal através das redes sociais.

Qualquer empresa precisa vender para se sustentar. Afinal de contas, sem clientes fica difícil ter receitas. Uma estratégia que facilita esse processo é conhecer detalhadamente o público-alvo e definir o seu ICP – Ideal Customer Profile (ou PCI – Perfil de Cliente Ideal).
As pessoas que se encaixam nesse perfil vão entender mais facilmente os valores do seu negócio e tendem a engajar com a marca. Pensando nos benefícios dessa ideia, vamos sugerir 5 dicas de como definir o seu cliente ideal. Confira!

1. Defina o seu público

Pode parecer óbvio, mas sem ter um público definido você não vai saber para quem oferecer os produtos ou serviços de seu negócio. Se não definir com quem falar, em muitos casos, vai se preocupar, sem necessidade, com indivíduos que não se identificam com a sua ideia.
Nessa etapa, considere alguns dados como idade, gênero, escolaridade, classe social, localização, hábitos de consumo e outras características.
Planejando esse passo, você terá um esboço do seu cliente e vai poder focar a sua comunicação para atender aos desejos e anseios dele.

2. Monitore as redes sociais

Com o avanço da internet, não se pode desprezar o poder das redes sociais. Não estar lá é um risco, pois você não vai saber de muitas coisas que os consumidores pensam do seu negócio.
Por meio do FacebookInstagram e YouTube, dependendo do seu setor, é possível saber quem interage mais e se identifica com a sua ideia. A partir disso, faça uma análise do perfil dessas pessoas. Observe as postagens, as fotos e o que elas fazem (se estudam ou trabalham, por exemplo). Essa estratégia vai trazer dados importantes, os quais vão ajudar a sua empresa a crescer.

3. Escolha os 5 clientes que você mais gosta

Não pense apenas no relacionamento, mas leve em conta aqueles que compram de você: os que não são inadimplentes e ajudam o seu empreendimento a lucrar.​ Pense nos clientes que têm menor resistência na hora da compra, pois entendem o propósito e os benefícios dos produtos da sua empresa.
Essa ação vai facilitar a sua tarefa de definir o Ideal Customer Profile. Isso porque, nessa etapa, já será possível traçar o perfil do cliente que mais se interessa pelo seu negócio.

4. Conheça os problemas do seu público

Conhecendo os principais desafios do seu cliente ideal, será possível trabalhar direcionado para a solução dos problemas deles e isso aumenta a chance dos indivíduos gostarem de seus serviços.

5. Saiba a opinião das pessoas

Descubra o que os consumidores gostam e valorizam no seu negócio. Ouça e absorva o feedback do seu clientepois eles ajudam a conhecer os pontos fracos da sua empresa que podem ser aprimorados.

Realmente, são muitas coisas a serem observadas. Além de lidar com muitos termos técnicos do negócio é preciso ficar atento nesses cinco passos para descobrir o seu Ideal Customer Profile. Sem dúvida, são tarefas árduas, mas esses sacrifícios vão trazer resultados melhores ao seu empreendimento.

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