Fiscal Financeiro Impostos Impostos Brasileiros Impostos Federais Impostos Municipais Impostos Estaduais

Entenda os principais impostos de produtos e serviços

Postado por Vinicius Moura em 11 de fev de 2020

Entenda os principais impostos de produtos e serviços

O Brasil possui um dos sistemas tributários mais complexos de todo o mundo, muitas vezes conseguir navegar nesse mar de siglas e porcentagens é uma tarefa quase que herculana. Esse texto traz uma lista dos principais impostos para todo empreendedor que deseja trabalhar com produtos ou serviços em nosso país.

Impostos Federais 

Dentro do âmbito federal, possui basicamente três impostos sobre produtos e serviços: Imposto sobre Importação (II), que é incidido sobre produtos provenientes de importação; Imposto sobre Produtos Industrializado (IPI) cobrado sobre as indústrias e todos os seus produtos provenientes de transformação; por fim a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), ele se aplica para empresas de extração e transformação de petróleo, como Petrolíferas, gás natural e seus derivados, bem como também sobre álcool combustível. 

 

Impostos estaduais 
Partindo para a esfera estadual, tem-se o Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) que também incide sobre transporte interestadual e intermunicipal e telefonia. Em um país com tamanho continental como o Brasil, vale um estudo profundo dessa tributação, inclusive para quem trabalha com logística e transporte, pois dependendo do produto a ser movimentado, tem estados que vale a pena ser destino como outros que não são tão vantajosos. 

 

Impostos municipais 
Sobre produtos e serviços, em âmbito municipal, tem o ISS (Imposto Sobre Serviço), ele é cobrado dependendo do ramo de atuação da empresa. Vale lembrar que existem cidades que incentivam determinada atividade comercial, portanto esse imposto varia muito. 

Listou-se os 5 principais impostos de produtos e serviços do Brasil. Uma atenção sempre importante é a avaliação de qual esfera o mesmo atende, se é federal, estadual ou municipal, quais as regras da sua cidade sede e qual seu ramo de atividade, isso tudo influência de maneira crucial para determinar a alíquota a ser paga pela organização. Outro ponto importante é o apoio do contador na determinação do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) da empresa, pois em muitos municípios e estados determina escolha pode ter um impacto fiscal muito menor do que outra, isso se deve as atividades que desejam ser estimuladas naquela região. 

Já possui um sistema que lhe possibilita fazer a gestão financeira, fiscal e administrativa de sua empresa? Com o UpGestão, você poderá fazer emissão de notas fiscais de maneira rápida e fácil, alimentando o financeiro de receitas e despesas de forma automática ou manual. Experimente agora e fique por dentro no que tem de melhor de tecnologia para gestão de empresas. 

Começe já a utilizar o UpGestão

Um bom Sistema de Gestão Online otimiza sua rotina de administrador, permite que você tenha uma visão ampla dos processos da empresa, além de trazer recursos para que você tome suas decisões da forma mais estratégica e inteligente possível.

Experimente Gratis
.