A economia da recorrência tem transformado a relação entre as empresas e os seus consumidores numa relação em que todo mundo sai ganhando. Quem não gosta disso? O relacionamento mais próximo entre eles e as praticidades proporcionadas são benéficas para os dois lados.

Considerando essas mudanças, podemos afirmar que ela veio para ficar. E pensando nisso, vamos explicar neste post como funciona o método recorrente de vendas e os benefícios que ele vai trazer ao seu negócio. Vamos lá?

O que é a economia de recorrência?

Esse termo assusta várias pessoas, principalmente os iniciantes, mas o conceito é bem simples. Trata-se da economia da subscrição ou das assinaturas. Todas as empresas que adotam o método de vendas recorrente e que tenham planos, mensalidades ou assinaturas podem se encaixar na economia de recorrência.

Companhias de diversos setores se adequaram a essa mudança. Entre os principais exemplos, estão aplicativos como o Netflix e Spotify. Nesses serviços, o usuário paga a mensalidade para acessar os filmes e músicas disponíveis. Ainda existem várias academias, planos de saúde, escolas e empresas de contabilidade que fazem isso.

Quais são as vantagens?

A economia da recorrência beneficia os dois lados: o consumidor não precisa se preocupar com os detalhes do contrato e nem com as multas, se precisar interromper o serviço. Ele pode usar o produto e cancelar quando bem entender.

Já o empreendedor pode ficar tranquilo porque terá uma receita mais estável e previsível. Ah, e a inadimplência dos seus clientes também diminui. Bem prático, concorda?

Além disso, a empresa tem um contato mais próximo com os consumidores, consequentemente, consegue mantê-los e ainda pode vender outros produtos para ele. Todos esses fatores fazem que você tenha custos e tempo reduzido destinado a tarefa de conseguir novos compradores, veja mais em nosso artigo sobre receita recorrente.

Como lidar com esse modelo de vendas?

O modelo de negócio baseado em assinaturas também traz desafios. É muito importante oferecer praticidades aos consumidores. Em primeiro lugar, a contratação precisa ser fácil e rápida. Além disso, a cobrança necessita ser feita de forma automatizada e o controle financeiro tem que ser confiável.

As maiores dificuldades são em oferecer um bom serviço, se provar útil e ter um bom relacionamento com o cliente. Esses fatores são fundamentais para que o valor deixado pelo consumidor seja maior do que o custo destinado a conquistá-lo.

Para chegar nesse nível, é muito importante que o seu empreendimento ganhe escala, ou seja, busque formas de aumentar a produção da empresa sem que isso implique um aumento proporcional no custo da atividade.

Um detalhe que pode atrapalhar todo esse processo é a seguinte pergunta: “Como fazer as cobranças de forma fácil e rápida?” Existem plataformas online de gestão que fazem a emissão automática de cobranças recorrentes e facilita a administração das operações de sua empresa. O UpGestão é uma das melhores ferramentas de cobranças mensais, com emissão de notas fiscais de serviço, gestão financeira, conciliação bancária e muito mais.

O que achou dessas novidades da economia da recorrência? Se gostou delas e acha importante nos negócios, deixe o seu comentário no post! Compartilhe com a gente as suas dúvidas ou ideias de como o modelo recorrente pode ser útil.

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