Vendas Nota Fiscal NFe Cupom Fiscal

Descubra os desafios da economia sobre o modelo de recorrência

Postado por Vinicius Moura em 4 de nov de 2019

Descubra os desafios da economia sobre o modelo de recorrência

A economia da recorrência tem ajudado várias empresas a garantir que o modelo de recorrência funcione de maneira eficaz. Ela se trata do modelo "Netflix".

economia da recorrência tem transformado a relação entre as empresas e os seus consumidores numa relação em que todo mundo sai ganhando. Quem não gosta disso? O relacionamento mais próximo entre eles e as praticidades proporcionadas são benéficas para os dois lados.

Considerando essas mudanças, podemos afirmar que ela veio para ficar. E pensando nisso, vamos explicar neste post como funciona o método recorrente de vendas e os benefícios que ele vai trazer ao seu negócio. Vamos lá?

O que é a economia de recorrência?

Esse termo assusta várias pessoas, principalmente os iniciantes, mas o conceito é bem simples. Trata-se da economia da subscrição ou das assinaturas. Todas as empresas que adotam o método de vendas recorrente e que tenham planos, mensalidades ou assinaturas podem se encaixar na economia de recorrência.

Companhias de diversos setores se adequaram a essa mudança. Entre os principais exemplos, estão aplicativos como o Netflix e Spotify. Nesses serviços, o usuário paga a mensalidade para acessar os filmes e músicas disponíveis. Ainda existem várias academias, planos de saúde, escolas e empresas de contabilidade que fazem isso.

Quais são as vantagens?

economia da recorrência beneficia os dois lados: o consumidor não precisa se preocupar com os detalhes do contrato e nem com as multas, se precisar interromper o serviço. Ele pode usar o produto e cancelar quando bem entender.

Já o empreendedor pode ficar tranquilo porque terá uma receita mais estável e previsível. Ah, e a inadimplência dos seus clientes também diminui. Bem prático, concorda?

Além disso, a empresa tem um contato mais próximo com os consumidores, consequentemente, consegue mantê-los e ainda pode vender outros produtos para ele. Todos esses fatores fazem que você tenha custos e tempo reduzido destinado a tarefa de conseguir novos compradores, veja mais em nosso artigo sobre receita recorrente.

Como lidar com esse modelo de vendas?

modelo de negócio baseado em assinaturas também traz desafios. É muito importante oferecer praticidades aos consumidores. Em primeiro lugar, a contratação precisa ser fácil e rápida. Além disso, a cobrança necessita ser feita de forma automatizada e o controle financeiro tem que ser confiável.

As maiores dificuldades são em oferecer um bom serviço, se provar útil e ter um bom relacionamento com o cliente. Esses fatores são fundamentais para que o valor deixado pelo consumidor seja maior do que o custo destinado a conquistá-lo.

Para chegar nesse nível, é muito importante que o seu empreendimento ganhe escala, ou seja, busque formas de aumentar a produção da empresa sem que isso implique um aumento proporcional no custo da atividade.

Um detalhe que pode atrapalhar todo esse processo é a seguinte pergunta: “Como fazer as cobranças de forma fácil e rápida?” Existem plataformas online de gestão que fazem a emissão automática de cobranças recorrentes e facilita a administração das operações de sua empresa. O UpGestão é uma das melhores ferramentas de cobranças mensais, com emissão de notas fiscais de serviçogestão financeira, conciliação bancária e muito mais.

O que achou dessas novidades da economia da recorrência? Se gostou delas e acha importante nos negócios, deixe o seu comentário no post! Compartilhe com a gente as suas dúvidas ou ideias de como o modelo recorrente pode ser útil.

Começe já a utilizar o UpGestão

Um bom Sistema de Gestão Online otimiza sua rotina de administrador, permite que você tenha uma visão ampla dos processos da empresa, além de trazer recursos para que você tome suas decisões da forma mais estratégica e inteligente possível.

Experimente Gratis
.