Vendas Empresas Empreendedorismo Empreendedorismo Social Empreendedorismo Corporativo Empreendedorismo Individual Empreendedores

Conheça os principais tipos de empreendedorismo

Postado por Vinicius Moura em 11 de fev de 2020

Conheça os principais tipos de empreendedorismo

Falar sobre empreendedorismo é falar de negócios, inovação, competitividade. Quem é empreendedor conhece bem os desafios do mercado e tem a capacidade de enxergar oportunidades onde os outros não a percebem. É aquela grande diferença entre os que choram e os que vendem lenços.

Para esses com a habilidade de ver além, um caminho assertivo é o do empreendedorismo. Seja para promover a melhoria da sociedade, criar novos negócios ou mesmo fomentar a inovação dentro da empresa na qual você trabalha, empreender significa realizar, colocar ideias em prática. 

Os diferentes tipos de empreendedorismo se classificam a partir desse objetivo principal, que motiva os profissionais a fazerem diferente. Conheça as três maiores classificações e entenda qual delas melhor representa o seu propósito como empreendedor. 

 
 

Empreendedorismo Social 

Deixando um pouco de lado a competitividade, o empreendedorismo social é uma proposta que visa a melhoria da sociedade através de iniciativas que promovam o desenvolvimento social e humano. O termo foi criado pelo empreendedor americano Bill Drayton (1943) e representa um importante método de transformação social.  

A busca por soluções inovadoras para as questões ambientais, sociais, culturais e econômicos motiva os empreendedores que trabalham por esse propósito. A missão é deixar um legado e impactar a sociedade de maneira positiva. O lucro aqui é colocado em segundo plano, mas isso não significa que as empresas e projetos de empreendedorismo social não sejam lucrativos, apenas que esse não é o objetivo principal do negócio. 
 
 

Empreendedorismo Corporativo 
 
Também conhecido como intraempreendedorismo, é desenvolvido dentro das empresas, organizações e corporações. O objetivo aqui não é criar novos negócios e sim potencializar os resultados no local onde se está inserido, com foco na inovação. Com ações de identificação, desenvolvimento e implementação de novos projetos busca-se promover a melhoria do negócio como um todo para gerar vantagem competitiva e fomentar o crescimento. 

Aqui quem empreende são os próprios colaboradores, que trabalham em prol do negócio, o que inclui mesmo aqueles que não possuem cargos de chefia. Essa cultura empreendedora vem sendo cada vez mais incentivada nas empresas para criar soluções, desenvolver novos produtos e serviços e incrementar processos. 

 
 

Empreendedorismo individual 

Muitas organizações começaram no empreendedorismo individual, que tem como característica a criação de novas empresas e negócios. Também chamado de empreendedorismo de negócios, o foco aqui é atender uma demanda de mercado, tornar-se competitivo, conquistar novos clientes e, claro, lucrar.  

O profissional não conta com sócios e pode se formalizar como uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) ou Microempreendedor Individual (MEI). Nas duas situações, a iniciativa de empreender é de apenas uma pessoa. Esse tipo de empreendedorismo tem menor escala, abrangendo micro e pequenas empresas. 

Mesmo para o empreendedor individual, o controle de suas atividades financeiras e fiscais são de extrema importância. O sistema UpGestão lhe garante um preço justo de acordo com a necessidades de sua empresa, além de uma consultoria assistida para as especialidades de seu negócio. Experimente o UpGestão e entenda a facilidade de gestão que um bom sistema pode lhe proporcionar. 

Começe já a utilizar o UpGestão

Um bom Sistema de Gestão Online otimiza sua rotina de administrador, permite que você tenha uma visão ampla dos processos da empresa, além de trazer recursos para que você tome suas decisões da forma mais estratégica e inteligente possível.

Experimente Gratis
.