Fiscal NFC-e impostos SPED Fiscal Sintegra

Como ativar NFC-e em MG para quem já usa Cupom Fiscal PAF-ECF?

Postado por Vinicius Moura em 27 de nov de 2019

Como ativar NFC-e em MG para quem já usa Cupom Fiscal PAF-ECF?

A NFCe (Nota Fiscal Consumidor Eletrônica) chegou a Minas Gerais! A sua empresa vai ficar de fora? Veja todas as dicas para se preparar.

Assim como as notas fiscais eletrônicas, o NFC-e é um documento digital que substitui o cupom que conhecemos, emitido por uma impressora fiscal. Vários estados utilizam essa modalidade eletrônica, agora Minas Gerais aderiu e já estabeleceu prazos para obrigatoriedade.

Quais são os benefícios de utilizar a NFC-e?

FACILIDADE

  • Os cupons fiscais poderão ser enviados por e-mail ao cliente e emitidos por quantos computadores você quiser;
  • No modelo “antigo” de emissão, você obrigatoriamente utiliza uma impressora específica para essa atividade. Já o modelo NFC-e poderá ser gerado por qualquer impressora, sem necessidade de credenciamento da mesma junto a Sefaz;
  • Algumas obrigações como Leitura X, Redução Z, Cessação, Mapa Resumo, Lacres, Revalidação e Comunicação de ocorrências não são mais necessárias para quem emitir NFC-e;


ECONOMIA

  • Redução dos custos com intervenções na ECF (impressora fiscal) pelas empresas especializadas e a economia com estrutura para armazenar e imprimir documentos não serão mais um problema.
  • Basta contratar um software de qualidade e ter uma impressora não fiscal para os casos em que o cliente deseja o cupom impresso. Ele também pode optar por receber no e-mail – uma economia de tempo e de papel;


ACESSIBILIDADE

  • Você, contribuinte, tem mais certeza de que os impostos estão sendo corretamente destinados, pois tudo acontece em tempo real.
  • O consumidor também é beneficiado, pois a NFC-e possui um QR code em sua impressão que ele utilizarem acesso ao documento online no site da SEFAZ e pode verificar os valores que constam na nota com os que a empresa repassa ao fisco.


FLEXIBILIDADE

Os pontos de venda onde as NFC-e são emitidas poderão ser expandidas nos períodos de alto movimento do comércio, sem precisar de autorização prévia do Fisco.

INOVAÇÃO

  • O uso de novas tecnologias como a emissão através de tablets, smartphones e computadores, oferecendo mobilidade à sua empresa.
  • Integração de plataformas de vendas físicas e virtuais. Lucro Bruto = Receita Total – Custos Variáveis

O que devo fazer para utilizar a NFCe em minha empresa? 

Utilizar um sistema de gestão que possui a integração com a SEFAZ para emissão da Nota Fiscal Consumidor (NFCe) é essencial.

Caso você já seja cliente UpGestão e deseja mudar de PAF-ECF para a NFC-e, esse é o procedimento para solicitar o Credenciamento na SEFAZ MG. É muito simples de realizar!

Procedimento de Credenciamento dos Contribuintes para Emissão de NFCe em MG.


Este procedimento se faz necessário para obtenção do código CSC que é necessário ter para fazer a emissão da NFC-e. De acordo com informações da própria SEFAZ, este procedimento é provisório e daqui alguns dias será feito através do Portal SIARE

PASSO A PASSO

1. Acessar o site:

http://www.sped.fazenda.mg.gov.br/spedmg/nfce/credenciamento/

2. Clicar no link SERVIÇO DE ATENDIMENTO

Após este procedimento, você será redirecionado para a seguinte página:

http://formulario.faleconosco.fazenda.mg.gov.br/sefatendeweb/pages/faleconoscoFormulario.xhtml

3. Selecionar o assunto: DOCUMENTOS ELETRÔNICOS > NFC-e > CADASTRO EMISSOR e preencher os dados solicitados:

TIPO = Dúvida
Nome:
E-mail:
Estado:
Cidade:

Na mensagem é necessário informar o seguinte texto, completando nele os dados de CNPJ, IE, Razão Social e Ambiente de Produção, em frente ao local solicitado:

“ATENÇÃO: Antes de solicitar o credenciamento voluntariamente recomendamos conhecer a RESOLUÇÃO Nº 5.234 DE 5 DE FEVEREIRO DE 2019 e o DECRETO Nº 47.562, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2018.
Para solicitar o credenciamento da empresa para emissão de NFC-e, informe os seguintes dados:

IE:
CNPJ:
Razão Social:

Informar em qual ambiente deseja credenciamento (homologação, produção ou ambos):
Solicitar criação do CSC.”

4. Clicar no reCAPTCHA NÃO SOU ROBÔ e depois em ENVIAR.

Após a análise por parte da SEFAZ, você receberá um e-mail com informações do CSC.

Dê um UP na GESTÃO da sua empresa

O sistema UpGestão é um ERP online compatível com o NFC-e, que busca, de forma simples e prática, auxiliar na gestão de sua empresa. Nós da UpGestão temos em mente a importância de economizar tempo. Por isto, apresentamos a você as vantagens da utilização de NFC-e.

Viu só? Experimente agora mesmo ou fale com um de nossos especialistas!

Começe já a utilizar o UpGestão

Um bom Sistema de Gestão Online otimiza sua rotina de administrador, permite que você tenha uma visão ampla dos processos da empresa, além de trazer recursos para que você tome suas decisões da forma mais estratégica e inteligente possível.

Experimente Gratis
.