Quem viveu o mundo analógico pode contar histórias que as novas gerações costumam, popularmente, classificar como “surreais”. Quem nunca viu alguém se atrapalhando para discar um número em um velho telefone de mesa? Isso porque só os mais “experientes” viveram sacrifícios como o de ficar em pé na fila do telefone público. Gastavam, então, duas fichas telefônicas: uma com notícias para a família e outra passando um relatório de vendas para o gerente que estava no escritório!

Os vendedores dinossauros

A história do mundo das vendas é repleta de antigas limitações assim, é por isso que os “vendedores dinossauros” têm muita história pra contar. As vendas não eram ágeis. O vendedor carregava malas pesadas ou “malas de viagem com rodinhas” cheias de pesados catálogos de fotos e especificações para os clientes, relatórios de disponibilidade com estoque baseado nas quantidades de cinco, sete, dez ou mais dias atrás! Os pedidos eram realizados com quantidades, preços, prazos de entrega e outras condições “a confirmar”. Era assim em qualquer lugar e – acredite – se tudo isso estivesse disponível e funcionasse, a empresa era considerada forte e organizada; o vendedor teria “nascido para o negócio”.

O cliente de hoje

Haja assim nos dias atuais e, no mínimo, o seu cliente em potencial só o receberá na primeira visita. O cliente de hoje nunca pode ser subestimado, ele quer respeito, credibilidade, criatividade e agilidade. O tempo do cliente é tão caro quanto o seu. Uma parafernália de catálogos e relatórios com informações desatualizadas não demonstram credibilidade nem na organização nem no vendedor.

É preciso ser capaz de detectar e resolver os problemas do cliente e de fazer isso rapidamente, com segurança e muito profissionalismo.

O que o vendedor deve fazer para conquistar o cliente?

Certamente a resposta mais óbvia é fazer o que o cliente espera. Isso não é algo objetivo. Conheça cinco dicas para conquistar o cliente em suas vendas:

  • Mantenha sempre o respeito – Você não tem uma segunda oportunidade de causar uma primeira ótima impressão. Isso é certo. Logo no primeiro contato você e sua empresa estão sendo avaliados, seja de forma objetiva ou subjetiva. Nesse momento é importante seguir a primeira lei da empatia: coloque-se no lugar do seu cliente. Isso significa ser educado, nunca agir de forma rude ou fazer algo que possa afastar o cliente de você e da sua empresa. Tratar bem é fundamental.
  • Honre a credibilidade de sua empresa – É preciso ter o discurso alinhado com a prática e, principalmente, com a estratégia da organização. Você sabe quais são os objetivos da sua empresa, seus valores, sua história? Sabe transmitir para o cliente o necessário para que ele tenha confiança no produto ou serviço que está comprando? É transparente, verdadeiro, sincero sem ser alarmista? A credibilidade de sua empresa nunca pode ser posta em risco. Quando não souber responder e precisar falar com um superior ou alguém, nada melhor do que dizer: “para lhe responder, quero confirmar na empresa, assim teremos certeza de que a informação não está errada”.
  • Demonstre sua autoridade – A autoridade é medida especialmente no tanto que você domina os conceitos e aplicações daquilo que está vendendo. Mas, cuidado: é preciso mostrar isso depois de escutar o que o cliente está buscando, quais são as suas dores.
  • Seja criativo na medida certa – O cliente sabe distinguir entre criatividade e invencionismo. Se você quer sair do clichê e ser diferente, comece fazendo as perguntas certas que levem o seu cliente a mostrar as suas dores. Aí entra a criatividade – que é a capacidade de resolver problemas. Foque na solução das dores do seu cliente e apresente duas ou três alternativas. Deixe que ele sinalize o caminho a seguir.
  • Encante pela agilidade – Para um contato perfeito, durante o atendimento ou negociação – e mesmo depois – os processos precisam funcionar de forma ágil. A dica é investir em sistemas que funcionem em aplicativos como o da UpGestão, desenvolvidos para Android e iOS e que agilizam muito a venda, tanto dentro do estabelecimento ou mesmo fora dele. A solução UpGestão permite que o vendedor não precise carregar notebook ou computadores: pelo próprio celular ou tablet ele tem acesso a todo catálogo de produtos com fotos, estoque, assim como aos preços que podem ser praticados de acordo com o perfil de cada cliente. Além disto, ainda conta com todas as informações de seus clientes e até aos históricos dos pedidos já realizados.

Com UpGestão você garante resultados adequados ao nível de exigência dos clientes e com a agilidade que eles precisam. Experimente agora mesmo e veja como é simples e fácil gerenciar seu negócio.

 

Experimente Grátis UpGestão