Entra ano, sai ano, e a história continua: empresas tentando conquistar cada vez mais clientes e retê-los. É um ciclo sem fim, e algumas perguntas não calam: será que isso está sendo feito da maneira correta? Existe uma fórmula mágica para essa equação? Como solucioná-la?

Entenda a necessidade do seu cliente

Um passo de cada vez! Antes de mais nada, é preciso entender como está o mercado e o comportamento do consumidor do século XXI. Ele está com mais “sede” de informação, e as empresas precisam acompanhar esse ritmo. Eles sentem a necessidade de opinar, dar sugestão, ser ouvidos. Aí que entra o principal: eles precisam de relacionamento, com as marcas e com as pessoas!

Esses novos consumidores têm a necessidade de ser entendidos, e é aí que entram as suas características individuais.

Cliente decidido

Esse parece ser o cliente mais fácil de ser conquistado, né? Nem sempre!
Por já saber o que quer, é provável que esse cliente já tenha uma grande conhecimento a respeito do produto/serviço que deseja adquirir e que, provavelmente, já tenha analisado a concorrência, procurando a sua empresa para fechar negócio.

É aí é que mora o perigo! Um simples deslize pode colocar tudo a perder, fazendo com que o cliente busque outra empresa para atendê-lo.
Siga as nossas dicas sobre como atender esse cliente e o sucesso virá:

Dica número 1

Fale menos, ouça mais – já que esse cliente sabe o que quer, entenda as suas necessidades e deixe que ele coloque para fora as suas “dores”. Nesse momento, você é um expectador atento e interessado na história do seu cliente.

Dica número 2

Faça demonstrações curtas e bem objetivas sobre o seu negócio/produto, pois o cliente já tem informações sobre ele.

Dica número 3

Utilize uma linguagem mais técnica, com a preocupação de transmitir ao cliente informações que ele ainda não conheça.

Cliente necessitado

Quantos de nós, diariamente, ao assistir a uma propaganda na TV ou na Web, não nos deparamos com esse pensamento? “Nossa, eu estava precisando disso”. Mesmo sem procurarmos o produto/serviço, sabemos da real necessidade dele, e isso é salientado ainda mais quando nos deparamos com alguma situação inusitada que nos faz pensar nisso. Por exemplo: surgiu uma oportunidade para você fazer um curso no exterior daqui a três meses e você não tem o pré-requisito fundamental: falar inglês. O que fazer? É o famoso “se vira nos trinta”. Na verdade, essa necessidade sempre existiu, só que você nunca procurou um curso para se especializar porque a oportunidade não tinha batido à porta.

É nessa hora que você tem que seguir as dicas abaixo para conquistar o seu cliente:

Dica número 4

Foque a atenção dele para os resultados que terá com a aquisição do seu produto/serviço.

Dica número 5

Provoque o cliente, deixe que ele internalize a sua própria necessidade, e trabalhe nisso.

Cliente indiferente

Esse é o tipo de cliente que vai testar você, do início ao fim do atendimento! A sua principal característica é o silêncio, além da clara demonstração de estar apático à sua apresentação sobre o produto/serviço.

Como vencer as barreiras e conquistá-lo? A gente dá algumas dicas:

Dica número 6

Faça sempre perguntas abertas, abrindo margem para que o cliente fale.

Dica número 7

Pare em um determinado momento e inverta o jogo: faça o cliente explicar pra você o que está sendo oferecido.

Dica número 8

Encante o cliente com a sua explicação sobre o produto/serviço. Demonstre domínio sobre o tema!

Parece um “bicho de sete cabeças”, mas a solução está em suas mãos! Cabe às empresas buscarem soluções que se adequem a cada tipo de cliente, sempre procurando se reciclar e manter o time atualizado para lidar com os vários tipos de personalidades de clientes existentes.

Aqui, na UpGestão, nós entregamos a solução que você precisa de forma a garantir resultados adequados ao nível de exigência do cliente do século 21.

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