Há pouco tempo, talvez um pouco mais do que uma ou duas décadas atrás, muitos consumidores ainda associavam a credibilidade de um negócio ao seu patrimônio físico. O significado de “estar na web” era outro.

A visão romântica da Web

Estar na web era mera formalidade ou, talvez, um novo “ritual dos cartões” (quando o fornecedor apresentava um cartão de visita bonito, impactante ou criativo). Estar na web era ter um website bacana, institucional, para atrair novos clientes pela credibilidade transmitida com um monte de palavras. Estar na web ainda era uma “pequena despesa”, mas interessante de ser feita, para não ficar a impressão de que o negócio estava parado no tempo.

Porque ter um website não significa estar na web?

Por que deixar rastros digitais e operar o negócio com recursos “na nuvem” não é mais despesa, mas investimento?

A julgar pelos resultados dos negócios eletrônicos, assim como pela quase dependência dos profissionais em realizar seus trabalhos via web, é possível dizer que, se sua empresa não está na web, muito provavelmente o seu negócio está ameaçado. Pode até parecer, mas isso não é um exagero.

O mercado ameaça os meus negócios?

Vamos avaliar as ameaças por meio do conhecido modelo de análise competitiva das 5 forças de Porter.

1. Ameaça de entrada de novos concorrentes – A maior empresa de de “táxis” do mundo, não tem carro e seus motoristas não são seus funcionários. A UBER chegou e revolucionou o mercado. A resistência foi imensa, mas o novo modelo se multiplicou. Pergunta-se: como você “chama” um UBER? Por dispositivos móveis, via internet.

2. Ameaça de produtos substitutos – Se o seu negócio pode ser substituído por outro com modelagem diferente e mais atual, ele muito provavelmente será substituído. O mercado de prestadores de serviço de contabilidade sempre foi caracterizado por escritórios que prestavam o serviço para todo o tipo de empresa. Hoje os honorários estão cada vez mais sob questionamento e a tendência à redução dos preços dos contratos é imensa.Isso acontece porque há maior oferta de sistemas online de gestão contábil, financeira e administrativa, a eficiência aumentou, os erros foram reduzidos e a escala permite que se cobre bem menos dos clientes desses serviços.

3. Poder de negociação dos clientes – Ainda avaliando o mercado dos escritórios de contabilidade, pense nos clientes negociando com escritórios convencionais. Que preços eles exigirão dos antigos contadores, se podem encontrar soluções eficientes, mais baratas e que atendem às suas necessidades, via web?

4. Poder de negociação dos fornecedores – Seus fornecedores também estão na internet. Se não estão, reveja seu cadastro, porque o custo de quem está na web tende a diminuir. Você tem certeza de que o seu fornecedor é o melhor para a sua organização? O que você paga está compatível com o que o mercado oferece com o mesmo nível de qualidade? Em mercados cada vez mais competitivos, o seu lucro pode estar na compra.

5. Rivalidade entre os concorrentes – Se a rivalidade é um resultado das quatro forças acima atuando permanentemente, a coisa se complica quando se constata que os concorrentes têm vantagens competitivas sobre o seu negócio. E mais, seu público pode escolher deixar de gastar com aquilo que a sua empresa fornece para adquirir algo de outro ramo do mercado. Seu cliente já deixou de ir ao shopping onde você tem loja para assistir uma série no Netflix? Se sim, você está experimentando a ameaça de quem está na web.

A exigência do Cliente está alinhada com a velocidade do mundo

O mundo do século 21 exige eficiência e seu negócio precisa ter resultados eficazes, sempre, cada vez mais. Caso não tenha pensado em investir mais em soluções na web, considere repensar e fazer uma modelagem do seu negócio. Em qualquer caso, também é importante contar com negócios online que possam auxiliar a migração da sua empresa.

O sistema UpGestão foi desenvolvido para atender a pequenas, médias e grande empresas, sejam elas do Simples Nacional (ME, EPP e MEI), Lucro Real ou Lucro Presumido. Ele é perfeito para quem deseja começar a gerir o negócio com maior eficiência e menores custos.

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