Estoque Contagem de estoque Inventário

5 motivos definitivos para se investir na gestão eficaz de estoques

Postado por Vinicius Moura em 26 de nov de 2019

5 motivos definitivos para se investir na gestão eficaz de estoques

O que tem a ver uma excelente gestão de estoque e o sucesso de seu negócio na internet? Se você não sabe ou tem dúvidas, cuidado: muitos negócios quebraram porque seus empreendedores sabiam tudo de produto, praça, preço e propaganda, conseguiram muitos clientes, mas falharam na administração de materiais e estoques.

Uma grande ideia, um grande negócio… #sqn

Que empreendedor ou profissional de negócios não conhece algum caso de futuro grande negócio que fecha antes de se tornar, realmente, grande? Seja no “mundo de tijolo” com comércio ou na indústria convencional ou, modernamente, na criação de uma nova unidade de negócios na Internet, “business are business” e os fundamentos da administração continuam vigentes independentes do mercado. Agora mais do que nunca.

O mercado competitivo desafia cada vez mais o empreendedor

Cada vez menos é permitido falhar no marketing, na produção, na gestão de pessoas. Além disso, existe muito material e orientação sobre essas competências nos tempos atuais. Mas em especial, o coração dos negócios comerciais e industriais bate no ritmo dos processos logísticos, das operações contábeis, da administração da produção em todos os seus níveis.

Nem só de marketing digital vivem as empresas

Negligenciar na administração de materiais, suprimentos, compras e estoques é condenar o negócio ao fracasso. Por exemplo, um bom controle de estoque é o primeiro passo para garantir a entrega das vendas realizadas. Se o produto está disponível para entrega, é porque as compras foram provisionadas adequadamente.

Tudo isso garante, ainda, que os clientes continuem confiando na entrega que seu negócio prometeu para novos produtos ou, mesmo, para aquela Black Friday inesquecível.

Você é o responsável, então deve fazer a coisa certa

Gerir bem o estoque dá segurança na negociação com fornecedores e clientes, além de dar sustentabilidade ao negócio para promover os resultados esperados. Conheça 5 motivos para você investir em uma gestão de estoque eficiente:

Estoque cheio é dinheiro jogado fora – Excesso de mercadorias no estoque trazem custos que poderiam ser evitados. Além de ter que sair dinheiro do seu Caixa para pagar as mercadorias, é preciso ter espaço físico, instalações, armários, embalagens, máquinas, movimentação do material, pagar seguros diversos, contratar profissionais para cuidar e salvaguardar aquele patrimônio, considerar a depreciação, sem contar as inevitáveis liquidações para “desovar o encalhe”.

Estoque vazio é prejudicial para o andamento do negócio – Como vender se não há o que entregar? Estoques em excesso não contribuem para o andamento do negócio e, ainda, não otimizam o custo fixo gasto em estrutura de armazenamento, gestão, venda e entrega com o giro satisfatório. Estoque vazio também é dinheiro jogado fora.

Manter o giro das mercadorias e de insumos de produção é fundamento básico da gestão de materiais de uma empresa Quando o giro está sob controle do gestor, tudo funciona melhor. Desde a negociação com os fornecedores até a segurança dos consumidores, tudo passa por uma gestão que se preocupa com a eficiência, sem errar no recebimento de produtos, na contagem de estoque, na prevenção de avarias, na contabilização de notas fiscais de entrada e saída etc.

Decidir com assertividade sobre o que comprar e o que vender – Decisões de compra e venda precisam ser assertivas. Para isso, o mínimo necessário é identificar o que vende menos ou mais, o que é mais ou menos lucrativo, o que exige maior ou menor dispêndio de dinheiro. O administrador sabe que, nessa hora decisiva, um bom relatório ou um dashboard eficiente são fundamentais para se ponderar os riscos de cada decisão tomada.

Trabalhar com números verdadeiros e evidências reduzem o risco vertiginosamente – Não há espaço para improvisos, nem decisões totalmente intuitivas. Um erro pode ser fatal para o negócio. São tantas as variáveis que o gestor decisor precisa considerar que é quase impossível pensar em todas com base na percepção do negócio. Para eliminar tantas incertezas, o gestor precisa de um Programas confiável que permita à sua organização atingir a excelência que ele necessita na gestão do estoque.

Tenha o giro de estoque na sua mão

O sistema UpGestão é feito para atender às necessidades da organização que executa uma gestão do estoque eficiente para ter eficácia em suas operações. É por isso que os gestores decisores e os melhores administradores de materiais o recomendam.

Com UpGestão você garante resultados adequados ao nível de exigência do século 21. Experimente agora mesmo e veja como é simples e fácil.

Começe já a utilizar o UpGestão

Um bom Sistema de Gestão Online otimiza sua rotina de administrador, permite que você tenha uma visão ampla dos processos da empresa, além de trazer recursos para que você tome suas decisões da forma mais estratégica e inteligente possível.

Experimente Gratis
.