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4 vantagens do DF-e para a eficiência dos negócios e uma relação saudável com a SEFAZ

Postado por Vinicius Moura em 25 de nov de 2019

4 vantagens do DF-e para a eficiência dos negócios e uma relação saudável com a SEFAZ

Você já deve conhecer pelo menos um tipo de documento fiscal eletrônico. Ele é conhecido por diferentes tipos e se encontram em todo o caminho da venda ou prestação de serviço.

O DF-e refere-se aos tipos de documentos fiscais existentes. Entre os mais famosos, temos a nota fiscal eletrônica (NF-e), nota fiscal de serviço (NFS-e) e o cupom fiscal (NFC-e). Cada documento fiscal possui suas regras, suas entidades e seus modelos. Por exemplo: Para a nota fiscal eletrônica (NF-e) possuímos o portal da SEFAZ, onde são divulgados mudanças regras e notícias em relação a este tipo de documento fiscal.

O uso destes documentos é de extrema importância para o crescimento do Brasil, e serve como resguardo para qualquer tipo de acusação referente à sonegação de impostos. No dia 09 de agosto de 2019, foram identificadas um indício de R$1,2 bilhões relacionados ao ano de 2015. Das empresas que ainda não foram intimadas poderão ser acarretadas multas de ofício de até 75% além do acréscimo de juros de mora.

Entendendo melhor o relacionamento com a SEFAZ

Que a educação empreendedora é importante, todos sabemos e concordamos. O Fisco tem demonstrado preocupação em educar os empreendedores, especialmente quando se trata de obrigatoriedades. No tocante ao DF-e, existem 4 vantagens que o empreendedor deve aproveitar para aumentar a eficiência de seu negócio e evitar problemas e multas com o Fisco:

1) Agilidade: Chega de ficar implorando para seu fornecedor enviar a NF-e e o arquivo XML. Com este serviço é possível realizar a importação com poucos cliques. A Secretaria de Fazenda oferece esse acesso por meio de XML de notas fiscais emitidas.

2) Confirmação: Já pensou alguma pessoa estar utilizando seu CNPJ em vão? O método da Confirmação permite que, ao ter acesso a todas as notas emitidas contra sua empresa, você reconheça as verdadeiras e acuse a ciência da operação.

3) Obrigatoriedade: Atualmente a confirmação da ciência da operação é opcional, pois os negócios estão em processo de educação empreendedora. Mas logo o Fisco irá exigir que isso seja feito. Com a obrigatoriedade da confirmação da ciência de operação, as empresas terão mais segurança sobre todas as operações realizadas.

4) Cadastro de Produtos: No sistema de gestão empresarial mais eficientes, é possível realizar o cadastro do produto e atribuição tributária através da própria nota de compra importada. Isso é agilidade, também, no registro das operações e, até mesmo, para os inventários periódicos.

É hora de ter eficiência e uma relação saudável com a SEFAZ

A dica da hora é que a sua empresa precisa de um sistema de gestão online simples para agilizar suas tarefas e gerir com segurança seu controle financeiro e contábil. O UpGestão foi feito sob medida para quem deseja reduzir a complexidade da gestão dos documentos fiscais eletrônicos e, ainda, não ser pego desprevenido por não ter feito exatamente o que sugeriu o seu contador.

Se aquelas 12.171 empresas tivesse contratado o UpGestão , não teriam sido notificadas pela SEFAZ.

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